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O Escritório Contábil Delta Ltda, Assessoria Contábil, Fiscal, Trabalhista, Tupã-SP

Atendimentos Escritório Contábil Delta, Tupã-SP

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Escritório Contábil Delta, Tupã-SP

Assessoria Contábil, Fiscal, Trabalhista

Seleção de Candidatos - Gestão de Pessoas

Seleção de candidatos exige objetivos claros

Um empreendimento só pode obter sucesso se for conduzido por pessoas capacitadas e talentosas. Por isso, o processo seletivo para compor a equipe de colaboradores precisa ser tecnicamente elaborado para evitar falhas. Além disso, os melhores candidatos precisam estar em sintonia com a visão, missão e valores da empresa em que escolheram trabalhar.

Sendo assim, o departamento de Recursos Humanos (RH), que lidera o processo de seleção, deve estar alinhado ao planejamento estratégico traçado pela diretoria da empresa e a comunicação interna e a externa não pode deixar dúvidas sobre a natureza do empreendimento.

Ao dar a devida importância ao processo de recrutamento (identificar talentos) e seleção (escolher o melhor entre os identificados), a empresa está apostando na excelência, que faz a grande diferença no mercado, hoje tão competitivo.

Na maioria das vezes, a falta de critérios e de instrumentos adequados para medir a qualificação técnica, emocional e o potencial dos candidatos pode levar o processo seletivo ao fracasso, gerando perdas financeiras, de tempo e até de clientes.

Um dos pré-requisitos para o recrutamento é atrelar cada cargo à capacitação necessária para ocupá-los. O primeiro recrutamento pode se dar apenas no âmbito interno da empresa, desde que haja profissionais qualificados na equipe em condições de assumir outras funções. Essa observação passa pela estruturação de um plano de cargos e salários.

A triagem dos currículos é o primeiro passo para selecionar os candidatos pela formação e experiência. As entrevistas constituem a parte do processo em que os gestores podem e devem participar mais ativamente.

A área de RH realiza também as entrevistas para a primeira filtragem. Na comparação, os fatores que definem os melhores candidatos são: perfil, postura, experiência, expectativa salarial, potencial de crescimento, entre outros. Já os líderes imediatos realizam entrevistas técnicas para avaliar se o candidato sabe de fato realizar as funções do cargo requerido.

Uma sugestão é, sempre que possível, fazer um reaproveitamento dos candidatos que participaram de processo anteriores, mas que não foram selecionados nem descartados. Com o banco de talentos, os custos de seleção também são reduzidos e a contratação, acelerada.

Processo de seleção

   Entrevista preliminar: É realizada por profissionais da área de RH e verificam-se dados pessoais e profissionais do candidato.

  Entrevista técnica: Se aceito pelo RH, nessa fase são verificados os conhecimentos técnicos e aptidões pessoais para o cargo disponível.

  Teste de seleção: São testes específicos para analisar a capacidade lógica, o grau de argumentação e verbalização, bem como as condições emocionais.

  Técnicas de simulação: servem para avaliar os aspectos comportamentais e de relacionamento entre as pessoas.

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